Deus Trino?



Olá, galera Sentinela da Manhã!

Muitas doutrinas hoje, ensinam que não existe a Santíssima Trindade, pois então vamos aos argumentos bíblicos e históricos que confirmem sua existência. Trindade vem do latim Trinitas que significa tríade, ou seja, três. O Dogma da Santíssima Trindade vem dizer que existem três pessoas diferentes como o Pai, criador do mundo, o Filho, redentor dos homens e o Espírito Santo que edifica a Igreja, cada um com uma particularidade, mas em um só Deus. 
Mas enfim, o que é um Dogma? É uma verdade de fé que não pode ser contestada, essa Verdade foi revelada por meio do Espírito Santo através das Sagradas Escrituras ou pelas Sagradas Tradições.
Portanto, a fé da Trindade já estava nas mãos da Igreja Primitiva, mas veio se solidificar no Concílio de Nicéia em 325 no qual veio a frase: "Jesus é o Filho de Deus, nascido unigênito do Pai, da substancia do Pai, Deus de Deus, Luz da luz [...]"; já no Concílio de Constantinopla em 381 disse: "O Filho nasceu antes de todos os séculos[...]" e podemos lembrar também do Concílio de Calcedônia em 451, no qual foi reconhecida a natureza humana de Cristo e sua grandeza divina "Jesus verdadeiro Deus e verdadeiro homem". Além disso, a divindade acerca do Espírito Santo também era confirmada dentre esses concílios. Contudo, passou a ser modelado o Credo (latim=creio) da Igreja no qual nós professamos todos os domingos de forma resumida, mas o Credo Niceno-Constantinopolitano é bem mais cheio de palavras e que na verdade é um manual de toda a fé católica romana.
Também podemos confirmar a divindade dos três pelas Sagradas Escrituras como em
referência ao Pai que é Deus e o veneramos por ser Pai e criador e Ele próprio se revelou como Deus "[...] Não é Ele teu Pai, teu Criador, que te fez e te estabeleceu?" Deuteronômio 32, 6b e também temos "Eu sou o Senhor teu Deus, que te fez sair do Egito, da casa da servidão" Êxodo 20, 2. Desse modo, vemos a grandeza divina do Pai que se revelou assim e também se revela como mãe, mas isso não é motivo de querermos entender Deus Pai como homem ou como mulher "mas Deus não é homem, nem mulher, é Deus" Papa Emérito Bento XVI.
Jesus é Deus, pois Ele se revelou assim e também as pessoas em seu meio o reconheceu dessa forma, no qual podemos ver isso nas seguintes leituras como a de João
em que Cristo se revela como sendo o próprio Pai "Respondeu Jesus: Há tanto tempo que estou convosco e não me conheceste, Filipe! Aquele que me viu, viu também o Pai. Como, pois, dizes: Mostra-nos o Pai..." João 14, 9. Em outra leitura do evangelista João notamos que Tomé reconhece que Jesus é o seu Deus "Respondeu-lhe Tomé: Meu Senhor e meu Deus!" João 20, 28. Agora nas cartas de Paulo e especificamente à Tito, vemos que expectativa da vinda de Jesus o Deus e Salvador "na expectativa da nossa esperança feliz, a aparição gloriosa de nosso grande Deus e Salvador, Jesus Cristo" Tito 2, 13. Outra leitura mais interessante é ainda em João, no versículo 1 do capítulo com mesmo número temos "No princípio era o Verbo, e o Verbo estava junto de Deus e o VERBO ERA DEUS" aqui vemos que existia um Deus junto a Deus, quem seria esse Deus, vemos isso no versículo 14 que diz "E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, e vimos sua glória, a glória que o Filho único recebe do seu Pai, cheio de graça e verdade", esse Verbo que é Deus foi encarnado e sabemos que é o Filho do Pai que também é Deus.
O Espírito Santo também é Deus, ele é da mesma grandeza divina que o Pai e o Filho

e recebe tudo que o Pai e o Filho compartilham entre si "Tudo o que o Pai possui é meu. Por isso, disse: O Espírito há de receber do que é meu, e vo-lo anunciará" João 16,15. Além disso, Cristo põe eles três sempre em um mesmo nível, principalmente ao dizer que devemos rezar "em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo"
A Santíssima Trindade não foi revelada explicitamente por Jesus as pessoas pelo simples fato de que seus corações fechados não entenderiam, por isso que Ele ensinava ao povo várias coisas por parábolas, não entenderiam naquele momento, mas o Espírito Santo iria ser mandado e iria abrir vários corações.
Existe a frase de Santo Agostinho que diz "Onde existe o amor, existe a Trindade: um que ama, um que é amado e outro é a fonte de amor" e também temos a frase do nosso papa emérito Bento XVI que diz "Onde existe o amor, existe a Trindade". O Deus trino não se pode entender pela razão, não cabe na nossa mente como pode três pessoas diferentes ser um Deus único e sua essência é o amor, isso que rege a Trindade, o Pai e o filho se amam de tal maneira que reage no Espírito Santo. Essa é a essência de tudo, o amor.

Para melhor entender, convido você a assistir ao vídeo do canal no youtube Respostas de um Jovem Católico.

Aqui tem jovem, aqui tem fogo! Paz de Cristo e o amor de Maria!








Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nós católicos, adoramos imagens?

A verdadeira história da Igreja Católica.

Maria teve outros filhos depois de Jesus?