Nós católicos, adoramos imagens?

É verdade, Deus disse que não podemos fazer imagens, mais a proibição é clara “não podemos fazer imagens e transformá-las em deuses e adorá-las”. Deus proibiu os judeus de fazerem imagens. “Não tenha outros deuses diante de mim. Não faça para vocês ídolos, nenhuma representação daquilo que existe no céu e na terra, ou nas águas que estão abaixo da terra” Êxodo 20,3-4. Mas também disse a Moisés “faça uma serpente venenosa e coloque-a sobre um poste: quem for mordido e olhar para ela ficará curado”
Números 21,6-9. Então Deus é contraditório, uma hora Ele proíbe e outra Ele permite! Então há alguma coisa por trás disso e deve ser estudado e é o que veremos agora.
O povo hebreu viveu quatrocentos anos como escravos no Egito, eles já haviam se acostumado com as doutrinas egípcias em cultuar deuses e por não verem uma solução para sua libertação, tornaram-se um povo de coração duro. Por meio de Moisés o Senhor libertou seu povo e Ele sabendo que eles estavam com o coração endurecido e era comum para eles a fabricação de imagens de deuses, isso tinha que acabar. Como um bom Pai o que Deus fez? Proibiu, deixou que eles ficassem proibidos até se educarem e entenderem que só Javé é o único Deus. Demoraram, aqueles que haviam saído do Egito morriam e uma outra geração surgia, uma geração que já começava a entender a Deus. O Senhor sabe que esculpir é uma arte bela e um dom humano e elas podem ser sagradas, por isso, foi autorizado ao povo esculpir imagens, pois Ele sabia que já não iria ter mais o perigo de serem adoradas. Para provar como as imagens podiam ser sagradas aponto de por meio delas Deus falar com Moisés veja o que diz em Êxodo 25,22 “Aí me encontrarei com você, e, de cima da placa, do meio dos querubins que estão sobre a Arca da Aliança, darei a você tudo o que você deve ordenar aos filhos de Israel”. E permite ao povo a fazer imagens artesanais com figuras de querubins “faça nele um bordado com figura de querubins” Êxodo 26,31. 
As pessoas como forma de atacar a Igreja também dizem “Dentro das Igrejas Católicas existem várias imagens”. Veja o que tem dentro do Templo que Salomão mandou construir a Deus em 2 Crônicas 3,10-13. 4,2-5.
Outros dizem “Eles fazem imagens de Deus”. Ora, não se podia fazer imagens de Deus por que Ele era invisível, ninguém podia ver o Senhor, mas Jesus Cristo “é a imagem do Deus invisível” Colossenses 1,15 e “o Verbo se fez carne e habitou entre nós” João 1,14s. Em Jesus, Deus tornou-se visível “Ninguém jamais viu a Deus, quem nos revelou Deus foi o Filho Único, que está junto ao Pai” João 1,18. E Ele se compara a uma imagem como nos mostra em João 3,14. Jesus nunca proibiu imagens. 
Ainda dizem “Eles beijam imagens de santos”. Vamos a um exemplo “Um namorado sente saudades de sua namorada e ao olhar a foto dela em seu celular, ele beija a foto da garota. Portanto, ele não quis beijar a imagem no celular e sim a namorada” do mesmo modo ao beijar uma imagem, não queremos beijá-la e sim quem ela representa.
Outro fato é o de prostrar-se diante de imagens ou pessoas dentro da Igreja e isso traz ataques de protestantes, pois firmam em dizer que a bíblia diz que só a Deus se deve prostrar. Mas não se deve ler a bíblia apenas superficialmente, olhando-a profundamente vemos "Josué rasgou suas vestes e prostrou-se com a face por terra até à tarde diante da Arca do Senhor, tanto ele como os anciãos de Israel." (Josué 7,6) Aqui Josué está adorando a Arca ou a imagem dos querubins esculpidos nela? Vemos também “O profeta Natã entrou e prostrou-se com o rosto por terra diante do rei Davi.” (1 Reis 1,22-23) Natã, profeta de Deus, estava adorando o rei Davi? Era ele, então, um idólatra? “Eliseu atravessou o rio. Os irmãos profetas (...) vieram ao seu encontro e prostraram-se por terra, diante dele”. Os profetas de Deus estariam idolatrando, adorando a Eliseu? “O culto da religião não se dirige às imagens em si como realidades, mas as considera em seu aspecto próprio de imagens que nos conduzem ao Deus encarnado. Ora, o movimento que se dirige à imagem enquanto tal não termina nela, mas tende para a realidade da qual é imagem.” (Suma Teológica, 2-2. q. 81, a. 3, ad 3: Ed. Leon. 9, 180. / CIC §2132)
Se formos levar ao pé da letra tudo o que vemos na bíblia, sem estudar, nós não poderíamos nem nos reproduzir, pois somos imagens de Deus. Na igreja primitiva, os cristãos eram perseguidos e se reuniam para prestar culto a Jesus em catacumbas (cavernas). Hoje em dia elas ainda existem e em suas paredes estão pintadas várias imagens que podem ser vistas na internet. Então o uso de imagens não é invenção da Igreja Católica, os cristãos da igreja primitiva já tinham essa prática. As imagens são como forma de evangelização e devem ser veneradas, pois nelas contemplamos as histórias evangélicas, Jesus soberano, Maria sua mãe, os apóstolos, os santos, os anjos e etc. E no passado elas também serviram pra ensinar o povo analfabeto com as bíblias ilustradas. Entendemos que Deus proibiu imagens para transformá-las em deuses e não como forma para venerá-lo. É melhor venerar imagens representando Cristos e pessoas que pertencem a Ele do que venerar o dinheiro, a televisão, celular e etc. 
Quando vejo a imagem de Cristo na cruz não é porque O quero morto, mas eu lembro que nela foi consumada minha salvação. São Paulo diz na carta aos coríntios “nós, porém anunciamos Cristo crucificado” 1 Coríntios 1,23 e no capítulo 2,2 “Entre vocês, eu não quis saber outra coisa a não ser Jesus Cristo, e Jesus Cristo crucificado”.
Para entender melhor, assista ao nosso vídeo no canal no Youtube Respostas de Um Jovem Católico e não se esqueça, curta e se inscreva no canal.

Curta nossa página no Facebook e siga no Twitter!

Aqui tem Jovem, aqui tem Fogo! A paz de Cristo e o amor de Maria!





Comentários

  1. com certeza amigo quando você pergunta. confirma sua duvida ultimamente os católicos tem usado argumento de que não adoram veneram. agora o erro e na gramática poi adorar. venerar e idolatrar são sinônimos ou seja têm o mesmo significado. sai dessa amigo na dúvida não ultrapasse. você fala e defende essa ideia porque foi assim que lhe ensinaram seja mais imparcial religião não salva/ ideologia também não/ nem fidelidade dogmática muito menos estar com a razão nem ser mestre ou doutor. o que salva é nascer de novo. estude isso.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A verdadeira história da Igreja Católica.

Maria teve outros filhos depois de Jesus?