O que diz a bíblia sobre o batismo de bebês?
Muitos afirmam que é errado batizar uma criança, porque ela não tem pecado ou até argumentam que Jesus foi batizado quando já era grande. Mas se esse modo de pensar for o correto, qual o motivo de a Igreja Católica batizar criancinhas? Quais são os seus argumentos bíblicos e históricos?
Antes de tudo é necessário voltar há muito tempo atrás, no Gênesis e por ele entender o significado de um termo que é o Pecado Original, este é um mal que perturba o homem desde os primórdios, pois ele se iniciou com Adão e Eva, porque o homem
vivia na graça e convivia com Deus no Paraíso, mas em um determinado momento isso acabou. Através do pecado de Adão e Eva, houve uma separação entre a raça humana e Deus e estes saíram do lado da Graça e passaram para um outro lado fora dela, sendo assim, tornaram-se escravos do pecado e rendidos à morte, tal culpa se chama Pecado Original e este pecado não permaneceu só com eles, mas passou para todos os seus filhos e todo o homem e mulher que nasceriam, viria neles esse pecado, pois todos nasceram sujeitos a pecar e morrer. Porém, Deus não quis que isso permanecesse para sempre, e buscando um modo de poder resgatar os seus filhos, Ele mesmo veio ao mundo e encarnou no ventre da Virgem Maria, carregou uma cruz, nela foi morto e ressuscitou para que por meio de sua morte fossemos libertos e nos desse a graça do batismo que nos torna filhos de Deus e nos livra do Pecado Original
para que, como Cristo ressurgiu dos mortos pela glória do
Pai, assim nós também vivamos uma vida nova [...]
Sabemos que o nosso velho homem foi crucificado com ele,
para que seja reduzido à impotência o corpo subjugado ao
pecado, e já não sejamos escravos do pecado"
Romanos 6, 4, 6
E o que é o batismo? "O batismo é o caminho do reino da morte para a vida, a porta da Igreja e o começo de uma relação duradoura com Deus, o batismo é o sacramento fundamental e a condição prévia para todos os outros sacramentos, ele liga-nos a Jesus Cristo e inseri-nos a sua morte redentora na cruz, libertando-nos do poder do pecado e faz-nos ressuscitar com Ele para uma vida interminável" Youcat 194. E porque a Igreja batiza crianças? "A Igreja conserva desde tempos antigos o batismo das crianças, existe uma razão para isso: antes de nos termos decido por nós, Deus já tinha se decidido por nós. O batismo é por tanto uma graça que nos acolhe incondicionalmente. Os pais crentes que desejam o melhor para o seu filho, desejam para ele também o batismo em que a criança é tirada do influxo do Pecado Original e do poder da morte" Youcat 197.
Ah mas isso ainda não pode, criança não tem pecado e Jesus foi batizado quando era grande! Então vamos lá! Sim, elas não tem pecado, mas como dito antes, é necessário retirar o Pecado Original e tirá-la da condição de criatura e torná-la filho de Deus. Se o batismo só serve pra tirar pecado conscientizado, então porque será que Jesus foi batizado? Ora, Ele não tinha nenhum pecado! A criança não tem consciência, mas a Igreja encarrega aos pais e padrinhos a educação católica dela com a catequese e quando já grande e de livre e espontânea vontade, no Sacramento do Crisma, onde acontece a renovação do batismo, ela já responderá por si. "Antes que no seio fosse formado, eu já te conhecia; antes de teu nascimento, eu já te havia consagrado, e te havia designado profeta das nações" Jeremias 1,5.
E onde fala de batismo de crianças na bíblia? Nela não há alguma leitura que fale de forma explícita, mas sim de forma implícita. Quando Paulo e Silas foram presos, houve um terremoto, as celas se abriram e todos puderam fugir, mas o carcereiro vendo aquilo tudo, resolveu tentar suicidar-se, porém Paulo não permitiu e com isso o carcereiro se converteu e na bíblia diz que foi batizado ele e toda a sua família, será que nessa família não havia nenhuma criança? Além disso, naquele tempo, inúmeras famílias se convertiam e se batizavam, será que entre essas inúmeras não haviam crianças? Pois por tradição da época, se o patriarca se convertia, toda a família iria junto a ele. A Igreja Primitiva já fazia essa prática de batizar crianças a quase dois mil anos.
Como dito em outros artigos desse blog, a Igreja Primitiva
era perseguida de várias formas e os cristãos eram mortos, por isso, era suicídio se apresentar como cristão nesse tempo e para cultuar Cristo e celebrar a Eucaristia, os cristãos primitivos se reuniam em catacumbas, com isso, não havia a mínima possibilidade de fazer batizados em rios, porque muitos alegam que só pode batizar em água corrente. Ora, havia rio dentro de caverna? Não, é óbvio! Então eles batizavam dentro das catacumbas com o que eles tinham alí com água. Jesus nunca disse que o batismo deveria ser em água corrente, mas que fosse feito "em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo".
Então façamos o que o próprio Jesus disse: "Deixai vir a mim estas criancinhas" Mateus 19, 15.
Assista também o vídeo do canal do youtube Respostas de um jovem católico para entender mais sobre esse assunto.
Siga-nos no Instagram @rjovemcatólico.
Aqui tem jovem, aqui tem fogo! A paz de Cristo e o amor de Maria!
Comentários
Postar um comentário