O natal existe?

Olá galera Sentinela da Manhã!

        É tempo de natal, é tempo de esperança, nasceu Jesus menino, nossa luz, é tempo também de presentear, de abraçar e de muita comida, por tanto, é a melhor época do ano. Mas qual será a origem disso tudo? Como foi que começou toda essa celebração? Será o natal uma invenção do comercio?
        Hoje em dia temos todo um simbolismo e um significado para o natal, o temos como o Nascimento de Jesus Cristo, porém muitos o tem como o Papai Noel, mas nesse artigo, veremos as origens disso tudo.
        Natal significa, "nascimento", porém, a festa do dia 25 de Dezembro é muito mais antiga
do que a celebração da epifania de Jesus e o seu real significado tem muito mais haver com o reinado do sol, a maior estrela do Sistema Solar.
         No período do dia 21 a 22 de Dezembro acontece o Solstício de Inverno, um fenômeno que ocorre nos países norte da Europa em que a noite é a mais longa e a mais escura, porém o sol fica por muito mais tempo no céu, há países em que ele se põe as 20hs ou 21hs, há países com o ápice do fenômeno, onde o sol não se põe, enquanto ele desce, torna a subir novamente ocorrendo o fenômeno do Sol da Meia Noite. Mas o quê isso tem haver com o natal? Muita coisa! Nesse período acontecem grandes colheitas e os povos fazem grandes festas. Mas, os povos antigos veneravam o sol por isso e o festejavam. Os romanos adoravam a Mithra, o deus da luz, esse festejo se chamava Sol Invicto, nesse período as famílias se reuniam para confraternizarem-se.
         O Cristianismo crescia, mas ninguém sabia qual era a data do nascimento de Jesus, porque os primeiros cristãos não comemoravam nascimentos. Os romanos ainda celebravam o Sol Invicto em 25 de Dezembro, mas o historiador cristão Sextus Julius Africanus propôs a Igreja a comemoração do nascimento de Cristo no mesmo dia da festa de Mithra, com isso, uma festa pagã poderia deixar de ser celebrada e se torna-se uma celebração cristã. A Igreja aceitou e deu certo, porque Jesus também é considerado o sol, a luz do mundo. Então no século quatro o Sol Invicto deixou de ser festejado para festejarem o Nascimento de Jesus Cristo.
         Como a Igreja se espalhava muito pelo Império Romano, o natal foi junto com ela, mas essa comemoração se misturou com resquícios do Sol Invicto e essas práticas se perpetuaram até os dias atuais como ceia, presentear, celebrar em família e o mais interessante é que os romanos costumavam a acender fogueiras e velas para afastar a escuridão e hoje temos também essa prática com as luzes natalinas.
          E o Papai Noel? São Nicolau era um bispo em Mira, viveu em 275 a 324 d.C., tinha um espírito de oração, caridade e o carisma de milagres. Nicolau chegou a receber uma gra
nde herança na qual a distribuiu aos pobres. Certa vez, três moças precisavam de dotes para o casamento, sem meios para conseguir, o pai das moças as aconselhou que se prostituíssem, sabendo disso, o bispo Nicolau encheu três sacolas com dinheiro suficiente para o dote de cada uma e as atirou pela janela da casa delas, em que puderam se casar e não foram mais para a prostituição. Nos países norte da Europa, usando fantasias, viram Nicolau como um velho de barba que levava presentes as crianças em tempo de natal.
          Ele era um simbolo na Europa, mas foi em 1939 que ele virou o garoto propaganda da Coca-Cola e viralizou o mundo como o Papai Noel, vestido de vermelho, a cor da marca do refrigerante, com um trenó, distribuindo presentes no mundo inteiro.
         Essa é a história do natal, hoje comemoramos o Nascimento de Cristo e que toda honra e glória sejam dadas ao menino Jesus e façamos como os anjos cantavam "glória a Deus nas alturas". Quando ele nasceu? Não se sabe ao certo, mas estamos no Advento, na espera do Senhor e que possamos festejar o Natal, esse Jesus que é a luz do mundo.

Feliz natal a todos!

Aqui tem jovem, aqui tem fogo! Paz de Cristo e o Amor de Maria!

Para melhor entender assista ao nosso vídeo no canal do Youtube Respostas de um jovem Católico.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nós católicos, adoramos imagens?

A verdadeira história da Igreja Católica.

Maria teve outros filhos depois de Jesus?