Surgimento da Igreja Primitiva


Muitos hoje afirmam praticar o que as igrejas primitivas faziam naquela época, isso talvez deva ser analisado como verdade ou não. As igrejas primitivas deram base em suas tradições ao colosso universal de sabedoria a Igreja Católica Apostólica Romana.
A igreja primitiva nada mais era do que a igreja cristã que se iniciava a muitos anos e fundada pelo próprio Cristo que deu a liderança à Pedro Apóstolo “Também eu te digo: Tu és Pedro, sobre esta pedra edificarei a minha igreja e as portas do inferno não prevalecerão sobre ela. Dar-te-ei as Chaves do Reino dos Céus: tudo que ligares na terra será ligado nos Céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos Céus” Mateus 16,18-19. Ele quem chefiou o grupo dos apóstolos após a partida de Cristo, mas em união com os outros, não agiu como patrão, mas sim como servo “Não deixem que os outros chamem vocês de líderes, pois só é o Líder de vocês: o Messias. Pelo contrario, o maior de vocês deve ser aquele que serve vocês” Mateus 23,10-11. Ele chefiou na organização e principalmente em discernimento.

A igreja não é um fim em sim mesma, e principalmente não podia ficar nas mãos de qualquer um, por isso Jesus confiou-a aos apóstolos. Mas, se eles morressem, com quem ficaria a igreja? Quem a organizará para que ela não se torne uma confusão? Pois eram muitas pessoas que abraçavam a fé! Então, acontecia uma prática que existe até hoje e a igreja chama de Sucessão Apostólica, pessoas escolhidas sucediam os apóstolos, há um exemplo disso em Atos 1,15-26. Por causa da morte por suicídio de Judas Iscariotes, estava sobrando um cargo entre os doze apóstolos e precisava ser preenchido, então foi feito um sorteio para a escolha do seu sucessor e a sorte caiu em Matias. Por fim, todos os apóstolos morreram e a eles foram dados sucessores, os chamados “bispos”. Os bispos são os sucessores dos apóstolos. Pedro também morreu e a igreja que nascia não podia ficar sem o representante de Cristo na terra, aquele que podia ligar e desligar as coisas entre a terra e os Céus, a ele também foi dado sucessores, cujo nome ainda na igreja primitiva foi dado de “papa” que quer dizer “papai”. A Igreja Católica tem a listagem dos nomes de todos os papas, desde Pedro até o atual e essa lista se encontra facilmente na internet. Ou em nossa página no facebook. Lembrando que o papa também é um bispo. Hoje temos bispos espalhados pelo mundo todo, ajudando o bispo principal que é o papa. Para que o evangelho sempre se conservasse inalterado e vivo na Igreja, os apóstolos deixaram como sucessores os bispos, a eles “transmitindo seu próprio encargo de Magistério”. Com efeito, “a pregação apostólica, que é expressa de um modo especial nos livros inspirados, devia conservar uma sucessão contínua até a consumação dos tempos” Catecismo da Igreja Católica – número 77.
Para uma melhor compreensão do que foi falado, assista ao vídeo no canal e não se esqueça de se inscrever e curtir o vídeo.

A paz de Cristo e o amor de Maria!

keyword: Emergence of the Early Church, Roman Apostolic Catholic Church, Catechism of the Catholic Church.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nós católicos, adoramos imagens?

A verdadeira história da Igreja Católica.

Maria teve outros filhos depois de Jesus?