Surgimento da Igreja Primitiva


Muitos hoje afirmam praticar o que as igrejas primitivas faziam naquela época, isso talvez deva ser analisado como verdade ou não. As igrejas primitivas deram base em suas tradições ao colosso universal de sabedoria a Igreja Católica Apostólica Romana.
A igreja primitiva nada mais era do que a igreja cristã que se iniciava a muitos anos e fundada pelo próprio Cristo que deu a liderança à Pedro Apóstolo “Também eu te digo: Tu és Pedro, sobre esta pedra edificarei a minha igreja e as portas do inferno não prevalecerão sobre ela. Dar-te-ei as Chaves do Reino dos Céus: tudo que ligares na terra será ligado nos Céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos Céus” Mateus 16,18-19. Ele quem chefiou o grupo dos apóstolos após a partida de Cristo, mas em união com os outros, não agiu como patrão, mas sim como servo “Não deixem que os outros chamem vocês de líderes, pois só é o Líder de vocês: o Messias. Pelo contrario, o maior de vocês deve ser aquele que serve vocês” Mateus 23,10-11. Ele chefiou na organização e principalmente em discernimento.

A igreja não é um fim em sim mesma, e principalmente não podia ficar nas mãos de qualquer um, por isso Jesus confiou-a aos apóstolos. Mas, se eles morressem, com quem ficaria a igreja? Quem a organizará para que ela não se torne uma confusão? Pois eram muitas pessoas que abraçavam a fé! Então, acontecia uma prática que existe até hoje e a igreja chama de Sucessão Apostólica, pessoas escolhidas sucediam os apóstolos, há um exemplo disso em Atos 1,15-26. Por causa da morte por suicídio de Judas Iscariotes, estava sobrando um cargo entre os doze apóstolos e precisava ser preenchido, então foi feito um sorteio para a escolha do seu sucessor e a sorte caiu em Matias. Por fim, todos os apóstolos morreram e a eles foram dados sucessores, os chamados “bispos”. Os bispos são os sucessores dos apóstolos. Pedro também morreu e a igreja que nascia não podia ficar sem o representante de Cristo na terra, aquele que podia ligar e desligar as coisas entre a terra e os Céus, a ele também foi dado sucessores, cujo nome ainda na igreja primitiva foi dado de “papa” que quer dizer “papai”. A Igreja Católica tem a listagem dos nomes de todos os papas, desde Pedro até o atual e essa lista se encontra facilmente na internet. Ou em nossa página no facebook. Lembrando que o papa também é um bispo. Hoje temos bispos espalhados pelo mundo todo, ajudando o bispo principal que é o papa. Para que o evangelho sempre se conservasse inalterado e vivo na Igreja, os apóstolos deixaram como sucessores os bispos, a eles “transmitindo seu próprio encargo de Magistério”. Com efeito, “a pregação apostólica, que é expressa de um modo especial nos livros inspirados, devia conservar uma sucessão contínua até a consumação dos tempos” Catecismo da Igreja Católica – número 77.
Para uma melhor compreensão do que foi falado, assista ao vídeo no canal e não se esqueça de se inscrever e curtir o vídeo.

A paz de Cristo e o amor de Maria!

keyword: Emergence of the Early Church, Roman Apostolic Catholic Church, Catechism of the Catholic Church.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Maria teve outros filhos depois de Jesus?

Nós católicos, adoramos imagens?

A verdadeira história da Igreja Católica.